Bem-vindo

Bem-vindo ao meu Blog... Este é um Blog escolar para o âmbito da disciplina de Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos no 12º ano da Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Azambuja.
Do lado esquerdo da página tenho uns separadores para facilitar a busca no Blog, e do lado direito dos meus colegas de turma...
Espero que gostem ; )

Atitudes e regras no local de trabalho

1. Sobre o relacionamento com as pessoas

a) Seja honesto em qualquer situação

Muitas vezes, é preciso saber dividir igualmente certos recursos, saber controlar as atitudes de acordo com o contexto e sempre dizer a verdade. Além disso, ser honesto implica que não se deve omitir certas informações. Seja honesto, assuma a culpa e esteja preparado para as consequências por pior que elas sejam.

b) Nunca faça algo que não possa assumir em público

Comportamento de omissão. Ainda mais com ferramentas como a internet que dão uma falsa sensação de anonimato. Se você quer ser um bom profissional, é preciso assumir o que fez e junto com isso carregar as responsabilidade e implicações dos seus actos. Aqui temos os famosos casos do "eu não mexi, parou de funcionar sozinho" ou do "já estava assim quando cheguei" que indirectamente estão mascarando o facto de a pessoa querer ser esquivar para evitar problemas.

c) Seja humilde, tolerante e flexível com os colegas e a chefia

Um outro item que é muito comum na área de computação. Como a área de computação envolve muitos conceitos, métodos, técnicas e outros procedimentos complexos de se entender, muitos profissionais adoptam uma postura arrogante perante aqueles que não conhecem tanto quanto eles. Isso traz muitos problemas de relacionamento que prejudicam não só as pessoas envolvidas, ao ponto de evitarem contacto, como também a empresa de um modo geral. Porém, mudar esta arrogância é algo que não é fácil e não sai do dia para a noite: é preciso, gradualmente, adoptar posturas mais humildes e avaliar como foi o tratamento das pessoas em certas situações.
Outro ponto importante aqui é a questão da tolerância e da flexibilidade. Todos somos humanos e erramos. Por isso é preciso saber avaliar acções correctivas e também entender o contexto, situação, argumentos, circunstâncias e recursos antes de condenar ou absolver.

d) Ser ético pode significar, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios

Ética. Essa palavra cada vez mais vem ganhando espaço na área de computação.
É a última coisa a ser pensada, principalmente quando se fala em dinheiro, status e benefícios. Encontram-se pessoas que não ligam para princípios morais quando se fala em mexer no bolso ou mesmo atrapalhar algo que já foi conquistado. Mais vale ser ético e sofrer as consequências do que ter a consciência á noite a não nos deixar dormir.

e) Dê crédito a quem merece.

Não aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Mais cedo ou mais tarde será reconhecido o autor da ideia e você ficará com a fama de mau-carácter.
Outro ponto comum na área de computação, principalmente quando se fala de software. Hoje em dia praticamente todas as soluções não são esforços individuais, mais sim a soma destes esforços que faz a roda girar. Isso quer dizer que se você utilizou algum software livre para a sua solução, você tem que reconhecer o esforço da comunidade. Alguém o ajudou a configurar o programa em um ambiente que você não conhecia? Agradeça e diga que foi um trabalho em conjunto.

f) Pontualidade vale ouro

Se você se estiver sempre a atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio. Sem entrar em detalhes do motivo de atrasos (trânsito, sono em excesso, problemas pessoais, etc) a pontualidade é algo que realmente marca o profissional. Obviamente existem muitos factores a serem considerados, mas a pontualidade é algo realmente básico e que muitas vezes separa um profissional relaxado de um profissional comprometido.

g) Respeite a privacidade do vizinho

É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos outros. Devolva logo o que pedir emprestado. Aqui temos contextualizado o conceito de intimidade. Com certeza existem ambientes mais informais onde é permitida certa invasão de privacidade. Porém existem limites a serem seguidos e que devem ser respeitados. O ambiente empresarial é diferente do da sua casa. Certas brincadeiras e liberdades têm que ficar do lado de fora da porta da recepção e não dentro do departamento.

h) Faça o que disse e prometeu

Quebrar promessas é algo imperdoável. Não se esqueça de que quando uma promessa é feita gera-se expectativa em quem recebeu a promessa. Quando uma promessa é quebrada essa expectativa é frustrada e se torna algo imperdoável, manchando a confiança e a capacidade do profissional. Procure sempre se lembrar dos riscos que vão junto à promessa e sempre procure adoptar uma atitude mais pragmática quando expuser o que está prometendo. Infelizmente muitas promessas são quebradas devido a factores que estão fora do controle de quem fez a promessa, mas isso não diminui a culpa ou responsabilidade, pois este tipo de risco deve ser mencionado e devidamente priorizado.

2. Sobre conversas ao telefone

a) Dê toda a atenção à pessoa que ligou

Nada de mastigar pastilha elástica, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. A pessoa do outro lado da linha pode achar que você não lhe está a dar a devida atenção. Quando alguém liga para a empresa esta pessoa quer ser bem atendida e falar com quem pode resolver seu problema e ouvir o que ela tem a dizer. Por isso é imprescindível saber dar a devida atenção e procurar garantir o correcto entendimento do que a pessoa está falando. Para quem recebe: seja compreensivo e procure ajudar a pessoa, mesmo que esta ajuda seja o encaminhamento da ligação para outra pessoa. Para quem liga: evite ir directo ao assunto e não se esqueça da saudação, cordialidade e educação ao telefone.

b) Em hipótese nenhuma chame o cliente de "querido(a)", "meu bem", "fofinho" etc..

Aqui temos o aspecto do nível de intimidade no relacionamento entre o cliente e o profissional. Procure deixar tratamentos íntimos, piadas ou alcunhas para ambientes mais informais como o happy hour depois do expediente. Existem situações onde o tratamento incorrecto de pessoas no telefone, no caso um cliente, foram responsáveis pelo cancelamento de contractos e perdas significativas para a empresa. Tudo devido à falta de tratamento correcto e à forma de comunicação entre quem está falando e quem está ouvindo.

c) Ao atender a telefonemas alheios, anote o recado

Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Aqui temos a questão da organização. Quem ligou quer falar com alguém e esse alguém deve, de alguma forma, ser notificado da ligação. Muitas vezes oportunidades são perdidas, problemas são agravados ou situações desconfortáveis são geradas pela falta de comunicação entre partes e com certeza quem está no meio da transmissão, ou seja, quem anota e passa o recado, pode ser responsabilizado de alguma maneira pelo problema gerado pela falta de comunicação entre as partes interessadas.

d) Evite, ao máximo, atender ao telefone durante uma reunião

A não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para telefones fixos e telemóveis, que devem ser desligados ou colocados em modo silencioso antes de o encontro começar. Parece um gesto básica, mas é comum uma reunião ser interrompida por um toque de telemóvel escandaloso e que mostra a personalidade e o gosto do dono do aparelho. Evite utilizar toques muito altos, escandalosos, incoerentes com o ambiente e que possam não apenas quebrar a concentração dos participantes da reunião.

e) Não faça ligações pessoais demoradas

Principalmente se for namorar. Nem pense em brigar com filhos ou parentes pelo telefone. Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal do telefone. O ambiente de trabalho deve ser utilizado em primeiro lugar para trabalhar, mas também pode-se ocasionalmente utilizar seus recursos para fins pessoais. Porém cabe aqui observar que a discrição e a brevidade devem marcar as comunicações, e os relacionamentos pessoais que não estão envolvidos directamente com o trabalho devem ser deixados de lado temporariamente, salvo as excepções relacionadas a emergências e situações fora de controlo que requeiram total atenção.

g) Retorne ligações

Mesmo que você não conheça quem deixou o recado. Novamente temos a questão do comprometimento. Se alguém ligou a si, independente de quem seja ou qual for o assunto, é sua obrigação retornar a ligação, nem que for para dizer um local ou hora específico para tratar de um assunto. A comunicação é um factor crucial no ambiente de trabalho e nenhum profissional deve se dar ao luxo de ignorar um recado não atendido, seja qual for o motivo.